segunda-feira, 9 de março de 2015

# Diário da Semana com direito a Corrida das Lezírias #

Cá estou eu a fazer novamente um rescaldo semanal.
Foi uma semana bastante agradável a nível de tudo... até o sol a meio da semana começou a aquecer os corpos sedentos de calor.

Tenho andado a sentir que quando começo a correr me doi as canelas... (madrinha agora sei como te sentes quando estas dores nos dão!).
Não gosto nem um pouco dessa sensação, e apetece mesmo desistir do treino/prova.
Por volta dos 5Km a coisa aquece e fica tudo bem... mas é uma tortura!

Na Quarta resolvi ir treinar em plano para o Passeio Ribeirinho de Alhandra. Já tinha saudades de ir para ali sozinha ao final do dia matar o stress.

Quando cheguei ainda era de dia.. e estava este céu magnifico!! :)


Foram 6Km calmos mas que mesmo assim, na passagem pelos 5Km deu para voltar a descer em tempo.... 33min aos 5Km... Fiquei de sorriso babado nos lábios.

O que dizem os teus olhos Piolha?! :)
Na Sexta resolvi voltar, porque o dia foi bem stressante e sentia que precisava explodir. Há dias assim.
E há dias em que nos sentimos assim mas na corrida não pega.
Não foi o caso. Senti as dores nas canelas no inicio.... mas aos 3Km comecei a sentir vontade de esticar... e apertei comigo.
Consegui terminar o treino com 5Km em 32min!! :)
Se na Quarta tinha ficado de sorriso babado, na sexta gritei de alegria!! :)

Na sexta só tive tempo para esta foto... desculpem lá mas é que a rapidez era tanta que tive que me despachar!!! ehehe
Esta semana novo objectivo... mas não digo qual é!!! não não!!! :D

E chega Domingo..... ahhh não esperem lá... no meio veio o Sábado e com ele um dia maravilhoso em que pego na mãe e vamos as duas a pé até ao Cevadeiro levantar os dorsais.... São cerca de 7Km, o dia estava lindo, um sol de meter inveja, e por isso fomos nas calmas a aproveitar o dia!

O meu local preferido para treinar!!! 

PapaKilómetros não és só tu a meter nojo!!! eheheh :)
Chegamos ao nosso destino e eis que me deparo com um momento de introspecção... o chamado momento pré-prova....

Xistarca a montar o estaminé!
Eu a apreciar....

Aqui penso "Amanhã farei esta recta com o meu mais que tudo!"
A analisar bem a estratégia que iria aplicar para ficar nos últimos eheheheh :)
Ahhh agora sim!!!!
Domingo!!!

Bom e antes de continuar vamos a um P.S. Muito Importante.

************************* Caros Amigos 4 ao Km *******************************

Venho desta forma, porque não faria sentido de uma outra, pedir as minhas desculpas por este Domingo ter deixado a "Amarelinha" na gaveta.
Foi a primeira prova oficial de 15(,500m)Km de pai e filha, e também era na minha terra.
Achei importante ir de igual para igual com ele, e vestir aquela que era a oficial camisola da prova.
Fiz cada Quilómetro com a "Amarelinha" no pensamento e com cada um de vós na memória.
Sei que somos uma equipa de amigos e apenas isso importa, mas achei que estava a faltar-vos com algo.
Por isso, aqui vos escrevo estas pequeninas palavras de amizade e respeito.

Um beijinho e Abraço forte a todos

*****************************************************************************

Corrida Das Lezírias 2015

Acho que já me tinha pronunciado sobre o facto de não apreciar muito este percurso, mas caso ainda não o tenha feito, faço-o agora.
Sou sincera, adoro de paixão a minha terra, mas o que tem de pior (como de característico) é aquele pavê infernal!!!! Ohhhh que diacho!!! Aquilo dá-me cabo da "mona" e dos joelhos e das pernas e dos pés e de tudo!!
Quando passo ali de carro vou a 20!! lol Então a correr imaginam bem a velocidade certo!? :) eheheh
Por volta das 9h chegamos a Vila Franca... nem foi preciso acordar muito cedo visto que a partida era a 10minutos de casa :)
Chegamos ao local e encontramos logo pessoal amigo e começa a convivência agradável como sempre!
Umas fotos para mais tarde relembrar...

Pai, amigo Marco e eu

Este pessoal fantástico fez questão que me juntasse à foto da família!!! Um grupo fantástico!! Alverca Urban Runners

Digam lá que não pareço o emplasto!! hahah

Quase a partir!! :)

Tiradas as fotografias, hora de ir para o local de partida que já se faz tarde.

PIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!! Abram alass!!!!!!!!!!!!!!

Lá vão eles
E sobre a prova não há muito que se lhe diga... bom, depois de dado o tiro de partida entramos logo no empedrado..... cjjbghdjvbvnbjfvbhfbvkfvdl..... e depois seguimos em direcção à Ponte Marechal Carmona!

Passada a Ponte senti mesmo que iria fazer o mesmo tempo do ano passado.
As dores nas canelas, o calor, o facto de a prova não me cativar... mas faço sempre um esforço afinal de contas jogo em casa :)




Passamos pelo primeiro campino, IMPONENTE!!!! no cimo do seu cavalo branco, e serve de aviso que estamos a entrar nas Lezírias.

A partir dali é só terra batida e em frente :)

E lá seguimos.

Por volta dos 5Km junta-se ao nosso dueto um jovem que nota-se que vai com calor e um pouco estafado.
Nada dizemos até que o moço solta um "Desculpem, e água não há?!", pois eu não queria assustar o rapaz, mas realmente as provas da Xistarca têm soltado em mim um certo "pé atrás" e estava com medo da minha resposta, mas eis que o pai diz "Deve haver ali à frente, estou a ver!", pronto já não preciso de soltar uma má noticia ao "pobre rapaz".
A partir daqui ele segue connosco sempre até 200metros da meta.

A meio ele vai dizendo que é a sua PRIMEIRA PROVA, e que nunca antes tinha corrido 15Km.... apenas 3KM EM PASSADEIRA!!!!!!!!!
As minhas pernas ao ouvir aquilo balançaram um pouquinho. Quem olhasse para o moço via que ia cansado mas percebia-se que o rapaz dava-lhe bem e ia bem.

 
E eis que o moço também foi sempre uns passinhos à frente.... 
 O percurso este ano voltou ao seu original o que me alegrou bastante, sendo a volta junta ao rio tejo!! Maravilha :)

Assim rapidinho voltamos a Ponte e já faltam apenas 2Km para a meta.


E esses 2Km passaram muito rápido.

Família Feio em GRANDE!

VIVA!!!!
E o pai como se aguentou na sua primeira prova oficial de 15KM?!
BRILHANTE aliás como sempre!!!
O meu pai é um poço de resistência incrível!!!

Apenas para título de curiosidade.....
Melhorei IMENSO!!! o tempo do ano passado!!!
Ora vejam :)

2014 - 1h48min45seg
2015 - 1h48min25seg

HAHAHHAHAHAHAAHAH aiiiiii PIOLHA PIOLHA!!!! :)

Bom, foi um DIA INTERNACIONAL DA MULHER muito bem passado, com imenso pessoal amigo, faltaram alguns claro, mas foi uma bela festa!!!

Antes de terminar mais um P.S.

**************************** Organização XISTARCA *************************

Não se sintam lisonjeados por fazer esta referencia a vós.
Provavelmente nem mereciam tanto destaque da minha parte. Provavelmente também estarei a ser demais dura para convosco mas é que sinto-me cansada.
Cansada de ir a provas que vocês organizam e sentir-me completamente desprezada.
Se já na Meia Maratona dos Descobrimentos, e ATENçÃO que aqui falávamos de uma meia e a situação foi bem mais grave, aqui estamos a falar de uma prova mais curta (6Km a menos) e em que podiam-se ter redimido.
Não o fizeram.
Se desta vez ouve águas, e isso tenho que dizer, pelo menos a mim e íamos na cauda do pelotão não faltou água.
Faltou alimento no fim.
Se estão a fazer uma prova para 1900 atletas (apenas nos 15Km, porque na corridinha eram mais 400 e tal e miúdos mais uns 300!!!!) TÊM!!! que garantir que todos recebem o mesmo tratamento. TODOS!!
O último TEM de ser recebido como o primeiro foi.
E se este ano verificou-se um aumento bastante significativo nos participantes deviam assegurar TUDO a cada um deles.
Se não pergunto, para que vos serve as inscrições? Apenas para receberem o dinheiro!?
NÃO!
Para saberem de antemão com o que vão ter de contar.
Esta prova teve bastante afluência de atletas novos que estão a iniciar-se na corrida, e isso notou-se imenso pelo simples facto que para trás de mim ainda vinham uma data deles (e não é normal ehehe). Imaginam com que imagem ficam eles das provas de Domingo?! Péssima!!!
Se no inicio da partida o speaker diz "No final todos vão ter direito a bananas, laranjas, maçãs.... e as senhoras TODAS da prova vão ter direito a uma flor (e aqui ressalvo que o erro foi da Câmara de VFX que foram eles que garantiram isso mesmo, uma flor para cada atleta feminina que cortasse a meta, mas isso Xôr Presidente um dia falamos)" é muito desagradável chegar à meta e constatar apenas com as cascas dos outros!
Eu já me sinto "mais habituada" a este tipo de tratamento, mas os novos, aqueles que estão agora a querer entrar neste seu modo de vida, calhava bem chegar e ter aquilo que nos prometeram certo!?
Uma bananinha? Um gominho de laranjinha!? Não?!

Acho que a Xistarca como organizadora de eventos deste género devia começar a questionar realmente o que tem feito.... tem sido péssimo. Cada tiro cada melro.
E tinham tudo para dar sempre certo.
Nem é difícil!

Um conselho futuro.... Não façam promessas aos atletas daquilo que não conseguem garantir.
Gostava muito que mudassem o vosso modo de agir nestas situações.
Força XISTARCA vocês conseguem!

************************************************************************

Venha agora no próximo Domingo o Trilho Saloio!! :)

Beijinhos e Abraços
Sejam FELIZES!!!

8 comentários:

  1. 1ª - parabens miuda!!!!
    2ª - coitado do moço... devia de ir a morrer para primeiros 15km e mal preparado
    3ª xistarca.... the usual...

    ResponderEliminar
  2. Excelente resumo semanal. É sempre um prazer ler-te, tal como foi partilhar a tua alegria pela forma como te correu o treino de 4a. :)

    Em relação à organização, quando eu e o Marco chegámos (15m antes de vocês) já só havia uns restos de bananas cortadas em pedaços pequenos, portanto o stock era claramente escasso para todos os atletas participantes. Não faz sentido...

    Continua assim, Piolha, com esse sorriso contagiante do início ao fim das provas! :)

    P.S: não fazia NENHUM sentido não estares na nossa foto de equipa!!!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela tua prova e parabéns ao pai.
    Começo a desconfiar é que essas dores de canelas são alguma síndrome de afilhadas...

    Quanto à crítica que fazes à Xistarca, não a subscrevo. Sei que quando alguém diz mal dalguma coisa, a moda é os outros comentários serem a esfolar mais mas não alinho nisso.
    Em primeiro lugar há que saber separar responsabilidades. Se a coisa correu mal contigo nos Descobrimentos, e aí sim era uma prova Xistarca, a organização e responsabilidade desta prova é da CM de Vila Franca de Xira, com a colaboração técnica da Xistarca. Por outras palavras, o dinheiro das inscrições vai para a CM VFX que paga o trabalho à Xistarca.
    Na sala de convívio do liceu onde a minha filha andou, havia uma placa que dizia "Que a última falta do teu amigo não te faça esquecer todas as suas virtudes". Ora um dia menos bom toda a gente tem mas não nos podemos esquecer de tudo que a Xistarca tem feito pelo Atletismo e a série de provas que não existiriam se por trás não estivesse esta firma.
    Firmas destas agora há muitas mas até há relativamente pouco tempo, não.
    Sei que não é o teu caso mas conheço muita gente acabada de chegar às corridas pensando que sabe tudo e que vê outras organizações com outro show-off mas o que deve contar como principal prioridade é a corrida em si.

    Tenho mais duma centena de provas feitas onde a Xistarca estava como organizadora ou colaboradora e não tenho nada a apontar. Ora isso não pode ser só sorte, tem que haver seu mérito. E quando digo que nada tenho a apontar, significa que uma ou outra falha foi de imediato corrigido e assumido o erro. E só quem não erra (desconheço se haverá alguém) é que não compreende isso.

    Também sou da opinião que se os atletas passassem alguma vez por uma organização, seria óptimo para, ao conhecerem os dois lados, compreenderem certas e determinadas situações.

    É a minha opinião :)

    Beijinhos e boa continuação de boas corridas

    ResponderEliminar
  4. Grande prestação e o teu pai está aquela maquina!

    A vossa sorte é que ando a correr e não a tirar fotos senão iam ver o "nojo" Carlos e Marta. Mas um dia destes vingo-me...

    Subscrevo, inteiramente o que João Lima disse sobre a XISTARCA e ainda há uma questão que baralha tudo: muitas vezes numa prova a cronometragem e os dorsais são contratados a um empresa e o resto é organizado por outra entidade. As vezes uns pagam pelos os outros não tendo responsabilidade nenhuma. Não sei se foi o caso.
    Mas gostei, particularmente disto que o João escreveu: "Também sou da opinião que se os atletas passassem alguma vez por uma organização, seria óptimo para, ao conhecerem os dois lados, compreenderem certas e determinadas situações."
    Eu tenho várias colaborações com organizações de provas em funções da mais variadas em trabalho totalmente voluntário (pelo menos até à data). Talvez por isso tenho outra visão das coisa.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Amiga, espero que essas dores passem. Eu de vez em quando ainda tenho umas dores de canelas. E é mesmo horrível, apetece largar logo tudo por ali mas se conseguirmos resistir depois passa :)

    Parabéns pela prova a dois! O teu pai corre muito bem!

    E concordo com os amigos João e Jorge, não tenho razões de queixa da Xistarca. Mas uma vez, na Corrida da Água falhou o abastecimento dos 5 km e enviei email a reclamar e eles prontamente responderam e corrigiram. Por isso, quando for assim escreve para eles que eles dão explicação.

    Beijinhos e continuação de boa prova minha querida afilhada

    ResponderEliminar
  6. Muitos parabéns, Martinha! Estás num óptimo caminho para Piódão!
    As Lezírias são um bocadinho sufoco para mim, parece que aí o ar não corre!! :) Mas maravilhosa corrida pai-filha, parabéns!
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  7. Sempre um prazer, uma inspiração e motivação ler-te. Beijinhos e parabéns!
    P.S. - Infelizmente a malta dos 5 kms não te pôde aplaudir nem gritar por ti porque só aguentámos até à 1:20 de prova. :p

    ResponderEliminar
  8. Parabéns a ambos os dois da familia Feio!!!!

    Pôxa, menos 20 segundos!!!!!!!

    Agora é sempre a descer (os tempos, pah).

    Quanto à organização não me prenuncio, vou a poucas provas, nunca tive stress nos abastecimentos, regra geral passo-me é com a organização das partidas :) (sou buéeee rápido ahahahah)

    bjs

    PS: a questão do moço do 3 para 15 até dá para sorrir, o problema é que muita gente o faz e depois temos sei lá quantas ambulâncias para sei lá quantas situações como eu já vi, corrida do tejo (10 Km!!!), Meia de Lisboa...enfim

    ResponderEliminar